A necessidade de reeinventar o Mundo Empresarial

Egor - Reinventar o Mundo

Inspirada na leitura do The Breaktrough Challenge, o livro   de John Elkington, autor da expressão "Triple Bottom Line" - Sofia Costa Quintas, diretora executiva da EGOR ALCHEMY   destaca os três pilares:  social, económico e ambiental que devem nortear a gestão empresarial e responder à necessidade de reinventar o mundo dos negócios

Segundo ela, o livro constitui, "um apelo inspirador e um guia que explora as várias componentes práticas do triple bottom line na criação de valor e da rentabilidade a longo longo-prazo dos negócios".
Ao analisar a obra, as entrevistas e exemplos práticos, a mesma comenta que a obra "destaca a necessidade urgente de repensar a forma de fazer negócios e adotar uma perspetiva holística que contemple dimensões” como:
  • A criação de uma nova definição de rentabilidade.
  • Exploração de novas formas de capital e de geração de valor, usado números e algoritmos que não fazem parte do léxico tradicional de analistas financeiros e CFOs. Na obsessão do lucro pelo curto-prazo, os impactos negativos que esta lógica gerou para o planeta, o meio-ambiente e o bem estar das pessoas, não têm sido incorporados nos balanços contabilísticos, o que já provou ser um erro. A contabilidade precisa de mostrar muito mais do que ganhos e perdas financeiras.
  • Criação de novos incentivos ao desempenho nas organizações.
  • Integração na gestão, métricas que contemplam a saúde e o bem estar dos indivíduos, comunidades e ecossistemas
  • Preparação de líderes com uma nova consciência.
  • Favorecimento dos negócios que aprendem com as leis da natureza, em sintonia com os movimentos e tendências da emergente economia circular.
Do ponto de vista da Sofia Costa Quinta, "devemos acrescentar a estes tópicos a adoção de uma linguagem de gestão   mais alinhada com os pressupostos da nova economia. Na linguagem atual do mundo dos negócios, ainda predominam as metáforas de guerra. Ora se por um lado, a linguagem é uma forma de expressão, também nos pode limitar, conduzindo e condicionando a atuação de toda uma geração de líderes".

Para o bilionário inglês Richard Branson, empresários e executivos podem promover mais mudanças do que os políticos. Motivado por esta crença, criou o B Team, juntamente com Jochen Zeitz, ex-presidente da Puma.

Este grupo reúne líderes empresariais globais, organizações não governamentais e empreendedores. Paul Polman, CEO da Unilever, Ratan Tata do Grupo Tata, Adrianna Huffinghton, do influente website Huffington Post, Fraçois Henri Pinault, CEO da holding francesa Kering, detentora de grandes lojas e marcas de luxo; o Nobel Muhammad Yunnus, fundador do banco de micro-crédito Grameen; a ex-ministra norueguesa Gro Harlem Brundtland são juntamente com John Elkington, o autor citado, algumas das personalidades que aderiram a esta iniciativa.

O grupo tem como objetivo sensibilizar governos e multinacionais a adotar novos paradigmas e a trocar as metas de curto-prazo por estratégias que incorporem as preocupações sócio ambientais: “Não devemos responsabilizar apenas políticos e organizações sociais pelos problemas do mundo – as empresas também devem ajudar”, defende Branson. Muitas empresas tomam iniciativas importantes individualmente – mas podem ter mais força e um impacto maior se atuarem coletivamente.”.

O B Team pretende incentivar a generalidade das empresas a atuarem de forma criativa justa, honesta, positiva e a concentrarem esforços de desenvolvimento em três frentes: instituir a contabilidade dos impactos sócio ambientais (positivos e negativos) das empresas; desenvolver incentivos e subsídios para práticas sustentáveis; e discutir o perfil das lideranças globais.

A Diretora Executiva da Egor Alchemy, acredita que: "se conseguirmos fazer com que cada vez mais empresas usem a sua força para promover o bem, poderemos solucionar a maioria dos problemas do mundo. E concretizar a visão do B Team que advoga que uma sociedade saudável só pode existir com uma economia saudável".

Descubra mais sobre a Egor Alchemy aqui.