A Revolução Digital no Recrutamento

Egor - A revolução Digital no Recrutamento

A onda digital que atingiu a área de recrutamento e está a provocar uma transformação profunda na forma como os profissionais analisam as candidaturas.

A preocupação de conhecer e validar experiências, conhecimentos e atitudes está a deslocar-se das tradicionais entrevistas e análise dos currículos e a passar, também, pela informação disponível nas redes sociais, onde a pegada digital dos candidatos se tornou mais completa e abrangente do que nos tradicionais suportes seletivos.

Enquanto que, há dez anos atrás a carta de candidatura era a referência principal nos processos de pré triagem, atualmente a informação - profissional e pessoal - é exposta pelos candidatos nas redes sociais, ao alcance de utilizações invasivas, que permitem a muitos recrutadores avaliar informações de natureza pessoal e profissional do candidato, para as funções a preencher.

A ligeireza e ingenuidade com que muitos candidatos expõem sentimentos, hábitos e comportamentos que deveriam preservar na esfera pessoal, leva a que recrutadores poucos escrupulosos baseiem julgamentos em pressupostos de duvidosa validade e de indiscutível ilegalidade.

Na era digital, os candidatos ganharam também consciência da competitividade da candidatura e deixaram de estar disponíveis para processos cuja decisão se arrastava por largo meses. Os bons candidatos saltam facilmente de uma oportunidade para outra, num mercado de emprego onde a frequência de oportunidades de emprego se tornou banal.

Num contexto onde as tecnologias evoluem à velocidade da luz, as empresas mais ágeis terão que se preocupar não apenas com uma alteração profunda dos métodos de recrutamento mas também com a imagem digital que transmitem no mercado de emprego. O employment branding é um dos principais argumentos para a captação de talentos, num mercado onde a geração X e parte da geração Y já não reconhecem pergaminhos que foram fatores importantes para o recrutamento das gerações anteriores, mas que as novas gerações não valorizam.

A previsível aplicação de programas analíticos inteligentes, semelhantes aos que se utilizam no tratamento da informação relativa a clientes para ajudar o desenvolvimento de estratégias de negócios, será em breve uma realidade em sites que já permitem aos recrutadores identificar e localizar os melhores candidatos, incluindo aqueles que, apesar de empregados e satisfeitos, estão recetivos a conhecer e a experimentar novas oportunidades.

Amândio da Fonseca
Administrador Executivo e Fundador do Grupo Egor