Como agir durante uma entrevista de emprego?

Grupo Egor - Como agir numa entrevista de emprego

É nas entrevistas de seleção que tudo se decide. O seu CV pode ser fantástico e cheio de boas referências e o seu perfil ser adequado à vaga e o procurado pela empresa, mas se a entrevista correr mal, dificilmente ficará com o emprego.


Deve ter sempre cuidado com a forma como age numa entrevista. Um especialista em recursos humanos analisa o seu comportamento ao mínimo detalhe.

Conheça as nossas sugestões, e não se esqueça de desligar o telemóvel assim que entra no edifício!

O encontro
Muitas vezes, tem que esperar um pouco até que o entrevistador apareça. Não se levante com um salto quando pensar que é ele que vai entrar. Espere tranquilamente até que lhe dirijam a palavra e levante-se só e apenas nessa altura.
Também não convém correr para o entrevistador com a mão esticada. Pode parecer excessivamente entusiasta ou desesperado. Espere que o outro tome a iniciativa de lhe apertar a mão. Parecem pormenores, mas estes segundos iniciais podem fazer uma grande diferença.

Sentar-se
Deixe passar o entrevistador à frente quando se dirigem para o local da entrevista, a não ser que este lhe abra a porta e faça sinal para que possa passar.
Geralmente, indicam-lhe um lugar onde pode sentar-se. Se tiver escolha, opte por um lugar de onde possa facilmente ver o seu entrevistador.
De um modo geral, numa entrevista, os interlocutores sentam-se frente a frente. Assim podem olhar diretamente um para o outro, mas com distância suficiente entre eles para indicar que não é uma conversa íntima entre colegas ou amigos.
Pode, de forma natural, olhar um pouco à sua frente. O outro não vai considerar isto muito explícito e ambos vão sentir-se mais rapidamente à vontade.

Postura
A sua postura deve dizer essencialmente: "estou à vontade". Tente andar, sentar-se e estar em pé de forma mais descontraída possível.
A maioria dos candidatos começa com uma postura bastante tensa e contraída. Como estão nervosos, ficam muito direitos e encostados às costas da cadeira.
Vai sentir-se mais à vontade à medida que a conversa avança e pode mostrar isto através da sua postura. Deixe-se cair um pouco para trás, mude de posição de vez em quando, faça gestos, incline-se para frente.... Não fique sentado sem se mexer, mas também não exagere!
Use as mãos para fazer gestos, para sublinhar coisas ou para ajudar às suas explicações. Muitas vezes, os gestos mostram que se sente à vontade e que está cheio de entusiasmo. Evite, contudo, ser demasiado teatral.

Contacto de olhos
Olhe para o entrevistador, mas não fixe o olhar pois pode causar uma sensação desconfortável. Afastar constantemente o olhar também não dá bom resultado, porque pode ser sinal de incerteza, de que tem algo a esconder ou até de que está a mentir.
A arte de comunicar é reagir de forma flexível à situação. Tente olhar o entrevistador sempre que achar oportuno e tudo correrá bem.
Se estiver na sala com vários entrevistadores, convém olhar para cada um mais ou menos em igual medida. Comece com a pessoa que lhe fez a pergunta e, de forma rápida, olhe a seguir para cada um dos outros.
Quando olha para o outro está a trocar impressões. Por isso, de vez em quando, diga que sim com a cabeça. Se inclinar a cabeça um pouco está a dar sinal de que está interessado e a ouvir com atenção.

Sorria
Uma das primeiras coisas que o entrevistador vê no candidato é o rosto. Portanto sorria quando o cumprimenta, pois dará de imediato uma impressão positiva. Ainda não lhe disse nada e já mostrou que é um prazer encontrar-se com ele e que está entusiasmado.
Durante a conversa sorria de vez em quando, pois se não o fizer dá a impressão de estar stressado e inseguro. Mas não exagere! Se sair de lá com dores nas bochechas o recrutador pode pensar que esteve a sorrir para esconder insegurança.
Tenha atenção às expressões faciais. Se o entrevistador propuser uma coisa com que não está de acordo, é melhor não levantar as sobrancelhas. Isto pode querer dizer algo como "O quê?" ou "Aha, se as coisas são assim!".
Claro que depende da situação porque, se as coisas estiverem a correr bem, uma sobrancelha levantada pode significar que está interessado.

Despedir-se
Despeça-se descontraidamente, sem se mostrar demasiado ansioso. Não pergunte quando o irão contactar, refira apenas que aguarda então um contacto.

Como vestir-se
Todas as pessoas se interrogam sobre o que vestir para ir a uma entrevista. Será mesmo necessário usar fato já que nunca ou raramente o faz? E será que vai enfiar-se em meias de vidro e uma mini-saia para dar uma boa impressão? Ou será que o entrevistador aprecia que fique genuína e que se vista como todos os dias?
Não existe nenhuma resposta certa para estas perguntas, mas deve apostar sempre num visual cuidado, mostrando que a entrevista é importante para si e que se está a esforçar para conseguir o emprego.
Adapte o seu vestuário à empresa onde vai se vai candidatar e também ao posto. O recrutador vai dar mais atenção ao visual e à aparência, tendo em conta como as funções são exercidas fora da empresa. Seja como for, roupa informal (jeans, calções, t-shirts e ténis) está sempre fora de questão.
Vista o que vestir, garanta que fica confortável nas suas roupas. Se não sabe como comportar-se numa mini-saia e sapatos de salto alto, escolha umas calças e sabrinas. Se não suporta o uso da gravata, deixe-a na gaveta e use uma boa camisa.

Linguagem corporal
Quando nos encontramos com alguém, pela primeira vez, ficamos sempre com uma determinada impressão dessa pessoa logo no primeiro minuto. Muitas vezes, nas entrevistas, também se confia nas impressões. Não só o seu vestuário, mas também a sua postura, o aperto de mão, a pontualidade e até os movimentos dos braços e pernas são avaliados minuciosamente pelo recrutador. Está na hora de dar atenção à sua linguagem não verbal, pois é muito mais importante do que geralmente se pensa.
A comunicação verbal é feita conscientemente, mas o processo da comunicação não verbal é menos transparente. A comunicação não verbal é usada, em parte, de forma inconsciente, embora possamos usá-la também de forma consciente e estratégica. Ouve-se muitas vezes: "Não lhe disse nada, mas fiz-lhe sentir claramente que não gostei".

A comunicação não verbal é a responsável pela primeira impressão de uma pessoa. O investigador americano Mehrabian fez uma estimativa da proporção não verbal e verbal do comportamento e concluiu que 55% da mensagem é transmitida via linguagem corporal. Ainda segundo o mesmo estudo, a voz é responsável por 38% e as palavras apenas por 7%.
Projete essa descoberta numa entrevista e logo perceberá que o que está a dizer não é a única coisa importante. A forma como fala pode influenciar a continuidade da candidatura.

A entrevista é, portanto, o momento certo para ter atenção à impressão não verbal que transmite.