5 Passos para se envolver com os colaboradores

Envolver os Colaboradores - Grupo Egor

É irrefutável que os colaboradores envolvidos e motivados demonstram níveis mais altos de desempenho, compromisso e lealdade (ler artigo “Como evitar a demissão dos Melhores Colaboradores?”).

Para construir uma equipa forte, conectada e motivada, existem várias ações que pode desenvolver, de forma a inspirar os colaboradores. Está provado que uma empresa com colaboradores altamente envolvidos consegue um desempenho financeiro muito maior do que uma empresa que tenha uma equipa desinteressada, desmotivada e sem qualquer compromisso para com a organização e / ou colegas.

Deixamos aqui alguns passos que pode adotar, de forma a aumentar o envolvimento dos seus colaboradores.

1. Faça um recrutamento justo e eficaz.
O compromisso do funcionário é percetível logo no processo de recrutamento. É preferível admitir candidatos que alinhados com os valores da empresa e que partilhem as mesmas motivações. Esteja atento aos que demonstram um senso de propósito, interesse e paixão. Se não tem experiência em recrutar, aposte numa empresa especializada que faça isso por si. Na Egor, os nossos consultores especializados trabalham afincadamente para lhe garantir a pessoa certa.

2. Meça o envolvimento dos colaboradores.
Se quer promover o envolvimento dos funcionários, tem de ter ferramentas que permitam avaliar e perceber o espírito da equipa.

Faça pesquisas periódicas e organize sessões de coaching. O Coaching constitui, atualmente, uma das metodologias mais eficazes para o desenvolvimento do autoconhecimento, inteligência emocional e superação pessoal.

Os profissionais de Coaching da EGOR, detêm uma vasta e sólida experiência adquirida no desenvolvimento de projetos realizados em todos os setores de atividade. Ideal para identificar problemas entre seus colaboradores, conhecer as suas preocupações e problemas. Isso estimula a moral, a motivação, melhora o ambiente e, consequentemente, aumenta a produtividade.

3. Partilhe com os colaboradores o "quadro geral" da empresa.
É normal que colaboradores envolvidos e motivados estejam orgulhosos de seu papel dentro da organização e da forma como ajudam a empresa a ter lucro e a crescer. Mas, a verdade é que eles só têm essa noção se a informação for partilhada.

Falar sobre o estado geral da empresa ajuda a que o trabalhador se identifique com os objetivos organizacionais, fazendo com que se empenhe ainda mais para os alcançar. Demonstrar a todos os colaboradores que os seus conhecimentos são importantes, e que eles são vitais para a empresa gera empatia, fidelidade e motivação.

4. Construa uma cultura interna de colaboração mútua
Um dos pilares do envolvimento dos funcionários é a colaboração e o espírito de equipa. É importante que incentive as pessoas a partilharem conhecimento e ideias, e usarem o talento para ajudar a organização a promover a inovação e o crescimento, atendendo às necessidades dos clientes.
O espírito de equipa e entreajuda são importantes para criar um bom ambiente e é fundamental que tenha uma cultura de abertura e confiança que permita um envolvimento efetivo.

5. Dialogue e motive a equipa
É fulcral que facilite a gestão de carreiras, dando um feedback de desempenho regular aos seus colaboradores (ler o artigo “A importância da Gestão de Carreiras”). Certifique-se de que os funcionários estão alinhados com a cultura da organização, que os novos funcionários são bem-vindos e se sentem parte da equipa. Não se esqueça que é igualmente importante reconhecer e celebrar com a equipa o sucesso, as realizações e progresso.

A EGOR tem organizado ao longo dos anos centenas de ações de team building essenciais para a melhoria do espírito de equipa e do envolvimento dos colaboradores com a empresa.
A pensar no futuro e no sucesso da sua organização, a EGOR está particularmente preparada e motivada para apoiar a sua empresa.

Estamos à sua disposição para, sem compromisso, analisarmos juntos formas de colaboração que o poderão contribuir para o sucesso da sua liderança.