As possíveis perguntas do entrevistador

Grupo Egor - as possíveis perguntas numa entrevista

Nas entrevistas de emprego, para além de analisar o comportamento não-verbal (ver artigo "Como agir numa entrevista de Emprego") o entrevistador tenderá, igualmente, a ter em conta também as respostas às perguntas colocadas, com o objetivo de o conhecer melhor, e perceber se é um candidato com objetivos, dinâmico e adequado para a função.

Responder adequadamente às perguntas que lhe são colocadas, é essencial para que a entrevista corra bem, implicando preparar-se com antecedência para evitar constrangimentos ou perguntas evasivas.

Selecionámos algumas perguntas, para que possa preparar-se da melhor maneira:

  1. Por que é que o havemos de contratar?
Para responder de forma correta a esta pergunta, é importante que se prepare antecipadamente. Informe-se no site da empresa sobre os valores, a cultura e as caraterísticas dos seus produtos ou serviços. Veja o que esta lhe pode oferecer a nível profissional e o que pode oferecer à empresa com as competências que adquiriu ao longo do seu trajeto.

  2. Porquê a sua opção por esse curso?
Esta é uma pergunta desafiante. Se for o seu primeiro emprego é importante referir que o curso por si só não é suficiente para lhe garantir emprego. No entanto, se acrescentar as competências específicas do curso, as atividades extracurriculares e experiências que viveu ao longo do percurso académico, já poderá tornar-se o candidato preferencial para o cargo a que se está a candidatar.

Se já tem experiência profissional, pode sempre referir que o curso lhe deu as bases para que pudesse, mais tarde, aprender mais de forma prática sobre o tema.

  3. Quais as razões pelas quais concorre a este emprego?
Esta é uma das questões mais previsíveis e frequentes numa entrevista de emprego.
Convém que aqui mostre algum conhecimento da empresa e que argumente com essa informação e a sua consonância com o seu projeto de vida e de carreira.

Pode ainda referir que o novo cargo será importante para:
  • aumentar a experiência profissional;
  • ter possibilidade de progredir na carreira;
  • conhecer novos setores de atividade;
  • aumentar os seus conhecimentos e ter contacto com novas equipas de trabalho.
  4. O que sabe sobre a nossa empresa?
Aqui, mais uma vez, é importante demonstrar que fez o trabalho de casa e conhece a empresa para a qual se candidata.

Descubra os produtos e serviços que vende, a comunicação e presença nas redes sociais, como surgiu a empresa, os valores e como se vende aos clientes.

  5. Por que é que quer deixar o seu actual emprego?
Aqui não deve falar mal do seu atual empregador. Diga que está a procura de novos desafios, uma função mais desafiante ou que a empresa está a sofrer cortes orçamentais, mas deve sempre dizer a verdade.

  6. Também está a candidatar-se a outras empresas?
O que o recrutador pretende saber aqui é o verdadeiro interesse que tem na oferta à qual se está a candidatar. Deve sempre dizer a verdade e confirmar que está em outros processos de recrutamento, para a mesma área, mas que esta é a sua primeira escolha.

  7. Como vê a evolução da sua carreira?
Evite as respostas pré-feitas, tais como "espero crescer com a responsabilidade que me é dada e desenvolver o mais possível as minhas competências". É aconselhável pesquisar os cargos dos atuais trabalhadores da empresa e ver até onde gostava de chegar.

  8. Quais os seus pontos fracos e fortes?
Se lhe colocarem esta questão tem aqui uma grande oportunidade de trabalhar o seu Marketing Pessoal. Convém que pense nisso com antecedência e que analise bem as suas competências. Relativamente aos pontos fracos, pode fazer uma abordagem um pouco diferente, dizendo à partida o que está a fazer para os melhorar.

  9. Com que tipo de pessoas tem dificuldade em colaborar?
Tente não dizer mal, mas não seja muito vago. Caso contrário dará ideia que não tem opinião e que fará de tudo para se encaixar com todas as pessoas, mesmo que não se identifique. Certamente que existem personalidades que não gosta, bastando assim identificar algumas.

  10. Prefere trabalhar em equipa ou ser independente?
Aqui pode dizer que gosta de trabalhar das duas maneiras, uma vez que será isso que provavelmente irá acontecer. Pode mesmo apresentar alguns exemplos anteriores que já tenha vivido.

  11. Consegue imaginar-se numa função de liderança?
Se responder que "sim", o entrevistador irá pedir exemplos práticos, onde se revelou um líder.
Se for honesto e dizer que não tem certeza, não fica muito bem visto.

O que poderá fazer nesta situação é dizer que já esteve assumiu esse papel em algumas situações profissionais, dando exemplos práticos, uma vez que é isso que o entrevistador quer.
Demonstre que fez uma preparação prévia e que poderá estar apto para situações que exijam qualquer dos casos.